O verdadeiro New Order


Hoje vos apresento o VERDADEIRO New Order, não aquela pederastia formada após o fim do Joy Division.

Em 1974 tanto os Stooges como o MC5, bandas pioneiras de Detroit, já haviam acabado. Dessas separações, surgiram inúmeras novas bandas, dentre as mais notáveis, Destroy All Monsters, New Race, Sonic's Rendezvous Band e o New Order. Todas foram injustamente ignoradas em sua época, e conseguiram reconhecimento pelo seu legado apenas anos depois das mesmas terem até encerrado as atividades. Mas bem, antes tarde do que nunca...

O New Order foi formado em Los Angeles pelo ex-Stooge Ron Asheton e pelo ex-MC5 Dennis Thompson, guitarrista e baterista, respectivamente. Completavam a banda o baixista Jimmy Recca, o guitarrista base Ray Gunn, o tecladista Scott Thurston e o vocalista Jeff Spry, que mais tarde seria substituído por Dave Gilbert, por conta das bebedeiras e loucuras de Spry que o acabaram levando em cana. O grupo teve vida curta, foi criado em 1975 e acabou em 1976. 



 Apesar do pouco tempo de vida o New Order chegou a gravar duas demos em Los Angeles, uma em 1975 com Jeff Spry e outra em 1976 com Dave Gilbert. Em 1977 as duas demos foram lançadas no que seria o disco "Declaration of War", lançado pelo selo Fun Records e distrubído pela RCA, que apresenta um rock 'n' roll poderoso, cru e pesado, numa gravação completamente lo-fi. O rock 'n' roll simples e pesado apresentado em "Declaration of War" viria a influenciar anos mais tarde bandas como o Hellacopters e toda aquela turma sueca da mesma vibe, inclusive o Hellacopters chegou a regravar essa canção marota que postei aí em cima, "Rock 'n' Roll Soldiers", talvez o maior clássico do New Order. Em 1991 "Declaration of War" foi relançado em CD.

Em 1989 também foi lançado outro disco do New Order, "Victim of Circunstance", com 8 músicas inéditas, retiradas de diversos registros de ensaios da banda. Dessa vez o disco foi lançado em CD e LP pela Revenge Records.

Mesmo tendo durado pouco a banda deixou um legado interessante. Depois do fim do New Order Ron Asheton e Dennis Thompson formaram com os caras do Radio Birdman o New Race, em 1981. Mas isso é história pra outro post. Baixe o "Declaration of War" e confira o verdadeiro New Order.


Leave a Reply