Sonic's Rendezvous Band - Os papais do Hellacopters


A Sonic's Rendezvous Band (assim como o New Order) surgiu da separação dos lendários grupos de Detroit Stooges e MC5. Formada em Ann Arbor, Michigan, por Fred Sonic Smith (ex-MC5) na guitarra e vocal, Scott Asheton (ex-Stooges) na bateria e pelos também veteranos de Detroit Scott Morgan (ex-Rationals) na guitarra base e Gary Rasmussen (ex-The Up) no baixo, a Sonic's Rendezvous Band teve vida curta, teve início em 1975 e encerrou suas atividades em 1980.

Como os caras estavam sempre duros, gastando toda a pouca grana que tinham em drogas e coisas do tipo, eles nunca lançaram nada além de um único single, "City Slang", nesse tempo que estiveram em atividade. Porém o single despertou curiosidade e chamou a atenção dos fãs do rock 'n' roll de Detroit, com apenas uma música, mas que mostrava algo muito à frente de sua época, "City Slang" era um rock 'n' roll simples, pesado, agressivo jamais visto antes. Era a antecipação do Hellacopters em 20 anos. E por muito tempo esse single e bootlegs toscos e malgravados de shows ao vivo e demos lo-fi foram tudo o que circulou da banda por aí.



Até que nos anos 90, houve um resgate da banda pela Total Energy Records e Mack Aborn Rhythm Arts, que conseguiram lançar alguns registros de ensaios, demos e registros ao vivo da banda em boa qualidade, e com autorização da mesma. A Total Energy conseguiu resgatar a "Electrophonic Tonic", que seria o lado B do single "City Slang", porém como já foi dito os caras tinham muito pouco dinheiro e conseguiram gravar apenas uma música para o single. No final dos anos 90 a Mack Aborn Rhythm Arts lançou "Sweet Nothing", um disco ao vivo em Ann Arbor e a coletânea "City Slang", com material ao vivo e alguns registros de ensaio. Já em 2006, com alguns discos póstumos lançados e um certo culto à banda e seu legado, a Easy Action, com ajuda dos próprios membros da banda, lançou um box de 6 discos com muito material ao vivo até então inédito, registros de ensaio e tudo que foi possível reunir. Esse é o material que trago pra vocês hoje e é também tudo que você precisa sacar da Sonic's Rendezvous Band.


Pode-se dizer a Sonic's Rendezvous Band foi uma banda que demorou, mas conseguiu seu reconhecimento, e que muito mais plantou do que colheu, coisa que é bem comum nesse mundo louco do rock 'n' roll. Como disse anteriormente também, a Sonic's Rendezvous Band foi a antecipação do Hellacopters e também de toda aquela corja do rock sueco e derivados que viriam junto em pelo menos 20 anos, era uma banda à frente de seu tempo. O Hellacopters é praticamente uma versão "atualizada" do Sonic's Rendezvous Band (não que isso seja ruim, eu gosto muito do Hellacopters e inclusive foi por meio deles que cheguei até a Sonic's Rendezvous Band), e inclusive nunca negaram a influência e regravaram várias músicas dos veteranos de Detroit. Foram também em partes, um dos responsáveis pelo reinteresse na banda. São os filhinhos da Sonic's Rendezvous Band, e aprenderam muito com os ensinamentos de seus pais. Por isso digo gurizada, procurem sempre pelas influências das bandas que vocês gostam, vocês vão ver que a coisa é bem mais do que aquilo que você pensa... No mais, façam bom proveito desse maravilhoso box e deliciem-se nesse mar de puro rock regressivo e enérgico!



2 thoughts on “Sonic's Rendezvous Band - Os papais do Hellacopters”

  1. "Como os caras estavam sempre duros, gastando toda a pouca grana que tinham em drogas e coisas do tipo..." KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Leave a Reply