V.A. - Conspiração Coração ao Contrário

 
"Extremamente altas, zoando os ouvidos e impedindo de pensar, como uma catarse filha da puta, a distorção rasgada, mal gravada, invade o cérebro e é como se tomasse conta de todo o corpo, me fazendo sentir como um moleque que mata aula e picha a parede da escola. Então é como um lance espiritual. O punk rock eleva a alma a um ponto galáctico inalcançável pra qualquer coisa".

Abro o post com este fragmento do texto de Zé Ulisses (na época, guitarrista nas bandas Velho de Câncer e Ornitorrincos) que está no encarte de "Conspiração Coração ao Contrário", que é, na minha opinião, uma das melhores coletâneas do punk rock nacional, e tenho inclusive a ousadia de colocar esse petardo ao lado das clássicas "SUB" e "Ataque Sonoro", pelo nível de qualidade aqui presente. O disco conta com 5 ótimas bandas dos quatro cantos do país, e foi lançada em 2010 pelos selos Läjä, Oxenti, Xaninho Discos Falidos, Punch Drunk, Eight Day Records e Rock Mutante.

O disco abre já com a porrada "Garange", da Velho de Câncer e segue com mais quatro belas canções dessa ótima banda, das quais destaco "Macaco Ingrato" e "Stress de Elevador". A Velho foi uma das melhores que Porto Alegre já teve, na minha opinião. Os doidos mandavam um som bastante influenciado por Wipers, Hüsker Dü e esse lado mais "alternativo" do punk, com letras muito bem sacadas e um vocal agressivo e melódico na medida certa. Infelizmente a banda acabou um pouco depois do lançamento desse disco. Fazem falta...

Homem Elefante, tem membros do interior do RJ e do interior de SP também então fica difícil dizer de onde a banda é exatamente, mas porra, isso pouco importa, porque essa banda manda um som classudo pra caralho, com altas influências de Germs, Black Flag e ainda um "quê" de Nirvana, na época do "Bleach", coisa de loco mesmo. Guitarras frenéticas, batida crua, canções desesperadas, neuróticas, psicóticas! Realmente uma grande banda, uma das minhas preferidas dessa coletânea. Os destaques deles ficam com "Nowhere To Run" e "Slow Death". Coisa de louco.

Da capital do RJ, Os Estudantes mandam um hardcore rápido como nos bons e velhos tempos, completamente influenciados pelos Circle Jerks, músicas curtas, diretas, simples e rápidas, nenhuma passando dos 2 minutos, letras críticas, ácidas e diretas, vocal cativante, riffs rápidos e agressivos, bateria bate-estaca, resumindo, hardcore, sem frescuras! Talvez minha banda preferida da coletânea, junto com a Renegades of Punk. Destaco as canções "Deja Vu", "Raiva" e "Marcha". Uma porrada na cara!
 
A Renegades of Punk é de Aracajú - SE e manda um punk rock FUDIDO, noto influências principalmente daquelas bandas punks dos anos 80 de San Francisco, como o X e Weirdos, além da influência de alguns medalhões do punk nacional como Cólera e Mercenárias e ainda algumas pitadas de garage rock, criando assim um estilo musical bem próprio. A banda conta com vocal feminino, e ótimas letras, que aliás são um espetáculo à parte mesmo, sensacionais. Eu e o Rodrigo já tivemos o prazer de dividir o palco com os caras em Lajeado, na tour que eles fizeram pelo RS em novembro do ano passado, com nossa banda Viruskorrosivus. Além de fazer um som preza, os caras são gente finíssima. Inclusive já estamos com saudades de vocês aqui no sul, voltem logo! Desses eu não vou conseguir destacar canção nenhuma pois todas são EXCELENTES, sou mesmo muito fã desses caras.

Pra fechar, temos a banda dos grandes camaradas da Ornitorrincos, que já lançou vários hits do underground gaúcho como "Insektomania" (a cidade ainda estar moRta, moRta, moRta, moRta...), "Igrejinha Ubber Alles", "É só uma questão de distâncias" e "O homem louva a Deus enquanto o louva-a-deus não louva a ninguém", que estão sempre sendo cantadas pela garotada, seja nos insanos shows da banda ou quando estão apenas tirando uma onda com o nosso querido amigo Daniel Villaverde. Pouco tempo depois do lançamento da coletânea a banda acabou, mas voltou no ano passado com Guilherme (que era da belíssima banda Cü Sujo) nas guitarras no lugar de Zé Ulisses e dizem por aí que estão preparando material novo para a alegria dos jovens.

Pretendo retomar todas essas bandas com mais calma em posts futuros, mas enquanto isso, delicie-se com esta grande pepita do punk rock nacional.

01. Velho - Garange
02. Velho - Macaco Ingrato
03. Velho - Trator
04. Velho - Stress de Elevador
05. Velho - Distorção
06. Homem Elefante - Yesterday Was Endless
07. Homem Elefante - Though Guy
08. Homem Elefante - Nowhere To Run
09. Homem Elefante - Somebodys Husband
10. Homem Elefante - Slow Death
11. Os Estudantes - Deja Vu
12. Os Estudantes - Raiva
13. Os Estudantes - Todo Dia
14. Os Estudantes - Marcha
15. Os Estudantes - Orgia de Sangue
16. Renegades of Punk - Desperdicio
17. Renegades of Punk - Everybody Stop and Stares
18. Renegades of Punk - Thank You
19. Renegades of Punk - Keep The Beat
20. Renegades of Punk - Quebrar o Espelho
21. Ornitorrincos - Insektomania
22. Ornitorrincos - Igrejinha Ubber Alles
23. Ornitorrincos - Punk de Uma Nota Só
24. Ornitorrincos - É Só Uma Questão de Distâncias
25. Ornitorrincos - Agora Sim Eu Me Importo
26. Ornitorrincos - O Homem Louva o Louva Deus
27. Ornitorrincos - Devemos Fazer Músicas
28. Ornitorrincos - Mictório Público

Download

Leave a Reply