The Estranged - Portland sempre surpreendendo...


Essa é uma banda que conheci recentemente, mas que já está conquistando um espaço especial no meu coração. De Portland, cidade americana que já vem nos presenteando com ótimas bandas já faz um bom tempo, o The Estranged é formado por Derek Willman (baixo e vocal), Mark Herman (guitarra) e Keith Testerman (bateria), membros de bandas de crustcore já bastante conhecidas pelos amantes da barulheira como From Ashes Rise, Warcry, Hellshock e Remains of The Day, o Estranged aposta num som diferente do executado pelas já citadas bandas de seus membros, aliás, completamente diferente. Com fortes influências de bandas como Wipers, New Model Army, Mission of Burma e mesmo Joy Division, o Estranged manda um som com uma atmosfera obscura e depressiva, um som que por muitas vezes soa angustiado e urgente, o mesmo sentimento que se tem ao ouvir Wipers ou New Model Army, que não por acaso a banda cita como influências. Muitos vem rotulando a banda como "pós punk", mas esse é um rótulo que, apesar de ser atribuído à várias bandas que eu gosto, sempre considerei muito vago e confuso, então é melhor eu não entrar nesse mérito.



A banda foi formada em 2008 e lançou no mesmo ano uma porrada de singles 7'' e um álbum, "Static Thoughts", aliás, uma obra prima. Aqui a influência de Wipers é monstra, é um trabalho bem voltado ao punk rock, porém com uma atmosfera depressiva e angustiada. O álbum foi lançado em CD e LP. Em 2009, sai uma coletânea em CD reunindo todos os singles lançados até então, chamada simplesmente de "The Singles". Já em 2010 sai o último disco da banda, "The Subliminal Man". Foi lançado apenas em LP, e mostra um som mais trabalhado, mais sofisticado, porém com uma atmosfera muito mais obscura e depressiva. Ambos os discos são obras primas modernas e eu realmente não consigo decidir qual dos dois é o melhor, apenas recomendo-os ao máximo.



Não sei se a banda está na ativa pois com excessão de Mark Herman todos os membros da banda tem seus projetos paralelos, Keith toca no Warcry e no Hellshock, Derek também toca no Hellshock e no From Ashes Rise, e tem mais uma caralhada de projetos. Os lançamentos da banda tem saído pela Dirtnap Records, uma gravadora mais que supimpa que tem lançado muita coisa legal de garage rock, punk, hardcore e afins. Vale a pena dar uma conferida nos lançamentos dessa gravadora. Sem mais delongas, baixe aqui Static Thoughts e The Subliminal Man.

Leave a Reply