Diatribe - Poder de destruição!


Dentro do circuito punk/hardcore gaúcho, a Diatribe é com certeza uma das melhores e mais representativas bandas daqui do estado. Mandando um hardcore/crust destruidor, a banda de Santa Cruz está na ativa desde 2004 e atualmente conta com Zaka (baixo e vocal), Vitor (guitarra e vocal), Pê (guitarra) e Lucas (bateria), todos eles, com exceção do Zaka, também membros do igualmente sensacional Entre Rejas, banda de hardcore já clássica daqui do RS.



O som não tem mistério, é aquele hardcore/crust bem anos 90, com influências notáveis de bandas como Abuso Sonoro, Los Crudos, Tragedy, From Ashes Rise e Disrupt. Vocais gritados, riffs violentos e agressivos e batidas rápidas formando canções que dificilmente passam de 1 minuto. Em outras palavras, a trilha sonora perfeita pra se acabar no pogo e fazer a cerveja voar. As letras são bastante críticas e abordam geralmente temas como liberação animal e humana, questões feministas, críticas sociais, a exploração do terceiro mundo, entre outros.




Todos os membros da banda estão também envolvidos com outros projetos além de também serem agitadores das cenas de Porto Alegre e Santa Cruz. É uma banda que merece total apoio e respeito, tanto pela sonzeira foda que os caras lançam como pela atitude totalmente DIY, humilde e sem frescuras. 

A banda até agora tem apenas um disco, na realidade uma demo lançada em 2010 contando com 10 sons, 8 próprios, dos quais destaco "Pisando Sobre Nossas Cabeças", "Liberação", "Nós Somos a Miséria", "Poder de destruição" e "Indiferente", além de 2 covers, "A Grande Mentira" do Abuso Sonoro e "Kill from the Heart" dos Dicks. A demo dos caras, muito bem produzida, pode ser ouvida aqui, no soundcloud da banda. Se você é fã de hardcore, crust, grind, punk e desgraceira em geral, pode conferir o som dos caras sem medo que é garantia total de qualidade!




Aproveitando o espaço, vou divulgar também um show que vai rolar dia 1° de junho no Vó Zuzu Atelier aqui em Porto Alegre, que inclusive esses caras tocam. O rolê é as 17h e o pico fica ali na Cristóvão Colombo, n° 342, quase esquina com a Santo Antônio e praticamente na frente do Shopping Total. O investimento é de 10 dinheiros e além da Diatribe toca também O Cúmplice de SP, que estará em tour pelo RS no final desse mês e início de junho (confira aqui a entrevista que fiz com os caras), a sensacional Hangovers (que também já deu as caras por aqui) e a Viruskorrosivus, banda minha e do Rodrigo (se quiser ouvir nossa demo tosca, pode dar uma sacada aqui, acabamos de gravar nosso disco e breve iremos disponibilizar coisa melhor pra galera ouvir). Se você é de POA ou região, não deixe de ir nesse evento, apoie o underground, ao invés de ficar em casa batendo punheta, tomando Coca-Cola e reclamando no facebook que não existem mais bandas boas atualmente e que não rolam shows na cidade!

Leave a Reply