O Inimigo mental, O Inimigo fatal...


O Inimigo é uma das melhores bandas brasileiras da atualidade, sem mais. Conheci o trabalho dos caras recentemente e já me apaixonei pelo som. Mas o que mais esperar de uma banda que é liderada pelo lendário Kalota, que já fez muito barulho em bandas como I Shot Cyrus, Futuro/B.U.S.H e No Conformity, só pra citar algumas? Ainda pra fechar a formação da banda, temos Juninho (do Ratos de Porão, que já tocou no Discarga e no Point of No Return) e Fernando Sanches (sei que informar isso não é muito convidativo à conhecer o som dos caras, mas ele já tocou no horrendo CPM22...) nas guitarras, Alexandre Cacciatore (ex-Presto?) no baixo e Gian Coppola (ex-Kangaroos In Tilt) na batera. Embora muitos dos membros da banda tenham dedicado seus trabalhos musicais à desgraça, O Inimigo apresenta um som mais influenciado por bandas como Embrace, Rites of Spring, Fugazi, Minor Threat, Dag Nasty, Wipers, Hüsker Dü, Mission of Burma e até mesmo Dinosaur Jr. e Lemonheads, muito bem trabalhado e original, com ótimas letras e bastante empolgante.



A banda começou suas atividades em 2001, com o nome Death from Above, mas alguns meses após a sua formação, trocaram o nome para O Inimigo. Permaneceu ativa até 2003 e nesse meio tempo lançaram uma demo tape e um CD, "Cada Um Em Dois". A banda ficou até 2006 sem fazer barulho, quando gravaram o EP "Todos Contra Um", e continuaram sem lançar nada até 2011, quando saiu o maravilhoso "Imaginário Absoluto", na minha opinião o melhor álbum da banda e que rendeu à eles uma tour pelos EUA em novembro do ano passado. Claro, nesse meio tempo rolaram inúmeras trocas de formação até chegar nessa que a banda tem hoje, que se estabilizou em 2009. Já passaram pela banda Nino (que já tocou no Sick Terror, Discarga, Rethink, e atualmente toca no Jesus Macaco), Tarcísio, Alemão, André, Suinã (Coffie Cups) e Jonas (Rethink).


Ouça aqui o disco "Imaginário Absoluto". Se você é fã da Dischord Records e do hardcore de Washington do final dos anos 80, ouça sem medo que não irá se arrepender! Indispensável para quem apoia e gosta das bandas nacionais que fazem um som honesto, com amor a camisa e conhecimento de causa.

One thought on “O Inimigo mental, O Inimigo fatal...”

Leave a Reply