Senior Fellows - "Ecclesiastical Servitude": a surpresa que ganha a sua semana


É na primeira vez na história desse blog que temos um material que uma banda nos envia para pedir uma resenha. O que tem demais nisso? A banda é americana e o CD foi mixado e masterizado pelo Brad Boatright (conhecido pelo seu trabalho no From Ashes Rise e já entrevistado no blog com a matéria do nosso apoiador, Homero Pivotto Jr.), os caras pediram com toda educação, então analisei o trampo com todo o cuidado e atenção possível e realmente fiquei pasmo com o que caiu em minhas mãos...

Bem, vamos lá então, hoje iremos analisar o trabalho do Senior Fellows, uma banda de Sludge/Doom provinda de Tulsa, Oklahoma. O grupo manda um som bruto, violento, arrastado e digno de qualquer banda grande desse gênero, remetendo a nomes clássicos como Grief, Dystopia e Eyehategod. Um dos detalhes que chama atenção é a produção absurdamente limpa, algo que não é muito comum nesse estilo de música. A produção limpa atrapalha o album? Claro que não!


Nesse debut dá pra ouvir cada detalhe, a força de cada palhetada, a raiva saindo de cada verbete, a dissonância dos acordes, além de uma variedade bem interessante entre as músicas, mas mantendo a consistência. Brad fez um trabalho maravilhoso com esses caras. Mas enfim, vamos a detalhes.

Abrindo com a faixa Atrocities explode the delusion of tolerance (já falei que os títulos dessas músicas são lindos?), já nota-se que não estão de brincadeira, com um som arrasta corrente e dedilhados dando uma atmosfera de misantropia absurda os caras já partem dali para Officer, are you detaining me, or am i free to go? com um groove mais intenso que se segue nas próximas faixas.


Durante o CD encontramos faixas com o uso de melodias interessantes, como as faixas A systematic review..., Fundamentalist Interpretation e Credit Default Swap, que ao meu ver tem os melhores riffs do trabalho, talvez as mais melosas, mas isso tá longe de significar uma música calma...

No lado mais tradicional do sludge metal, temos God Endorsed Slavery, Receive No Mercy... que representam bem o sons típicos do gênero, confesso que não são músicas inovadoras, mas elas tem uma qualidade digna para estar no mesmo pilar que bandas renomadas no gênero. Faixas completamente dissonantes e barulhentas como Terror, harm and justice e Underestimating the extent... dão um teor absurdamente psicótico, me lembrando bandas como Today Is The Day de uma certa forma.

Mas na reta final, duas faixas chamam completamente minha atenção: Edward the Confessor e Stepped Forward To Rule. Completamente viajantes, melódicas, psicodélicas e introspectivas.


No quesito lírico, infelizmente não me deram letras para eu acompanhar e analisar, mas julgando pelos títulos das músicas, os caras tem um contexto político, social e anti-religião de bandas como Dystopia. Mais um diferencial na musicalidade deles.


No final das contas, essa foi uma baita surpresa que caiu no meu e-mail nesse começo de semana. Uma senhora produção de uma banda que mesmo iniciando, começou no lugar mais certo possível. Os americanos do Senior Fellows mantém a visceralidade do início do Sludge, além de apostar na mistura com linhas mais melódicas e outras dissonâncias. Basicamente é uma banda que resume bem toda a história do gênero em um disco, perfeito pra quem manja nada dessa sonoridade e quer começar, aí tá prato cheio!

Nota final? não existe essa frescura por aqui, ESCUTE ESSES CARAS! SAIBA MAIS DESSES CARAS NO FACEBOOK!

Leave a Reply