Integrity - Os pregadores do hardcore apocalíptico (parte 2): A reencarnação como Integ2000


Voltamos de novo com a história do controverso, bizarro e furioso grupo de Cleveland, Ohio. Na primeira parte foi abordada a "era Melnick", que contém os álbuns clássicos da banda. Depois de Seasons In The Size of Days, o Integrity se dissolveu e ficou em silêncio. Mas não por muito tempo...


Em 1999, Dwid volta com a banda, com uma nova formação e sob o nome Integrity 2000 (ou Integ2000, como preferir). Nessa formação havia membros do grupo de metal alternativo Mushroomhead (Dave, Skinny e J. Popson). O primeiro lançamento dessa formação curiosa foi um álbum homônimo, com um apelo mais metalizado e grooveado, o álbum foi tudo menos bem recebido entre os fãs. Além da mudança sonora, uma participação especial no disco chama a atenção, que é nada mais nada menos que Derrick Green do Sepultura, que canta na versão acústica/retrabalhada do som Eighteen, que estava no primeiro álbum da banda.


No meio tempo fizeram um split com Fear Tommorow, que ainda rumava no metal grooveado, porém esse já tinha pitadas de thrash. Além de gravarem um cover surreal de Orgasmatron para um tributo ao Motörhead, nesse cover a semelhança entre os vocais chega a ser absurda:


Após o infame álbum, outro disco foi lançado no ano seguinte, com o nome Project: Regenesis, o álbum contava com 5 músicas novas e 5 covers, um do Slayer e outros absurdamente inusitados como Billy Idol, Dona Summer e Gary Numan.


Depois disso o grupo sofre com outra mudança de formação e em 2001 é lançado o último álbum dessa era experimental, Closure mostra um lado mais sombrio e melancólico na arte destrutiva de Dwid. As influências de industrial e darkwave são muito bem vistas, o uso de elementos eletrônicos, samples, vocais limpos, spoken words e noise perpetuam quase todas as faixas, além de músicas acústicas. Um dos melhores e até mais bem recebidos dos trabalhos dessa era infame. Após isso o Integrity faz outra pausa que não dura muito tempo...


Voltando a ativa em 2003, Dwid ressurge com outra formação, contando com ex-membros do One Life Crew (Blaze e Chubbz) e  Mike Jochum nas guitarras. Com essa formação sai o álbum To Die For, pela Deathwish Records, selo de Jacob Bannon, vocalista do Converge. Com esse disco a banda faz a boa e velha mistura de metal e hardcore que sempre fizeram, rendendo pérolas como To Die For, Heaven's Final War  e Taste My Sin. Apesar do som "modernizado", o disco foi bastante bem recebido pela fanbase, mas a popularidade sempre foi a menor das preocupações de Dwid.


Desde o ocorrido, a banda não toca nenhuma música dessa época, além de que mal houveram shows durante a era "Integ2000", aliás hoje em dia Dwid gosta de nomear a tríade de 1999-2001 como um projeto paralelo e não como discos e trabalhos do Integrity.


Na próxima parte: Ressurgindo das cinzas mais uma vez, as gravações em casa e o novo rumo da banda com as eras Jochum/+Orr...

Leave a Reply