Les Legion Noires - As Legiões Negras do Black Metal Francês


Sim, mais um post envolvendo a França, sempre achei o país um polo interessante de música, assim como a Suécia e o Japão, trouxeram cenas bem únicas e difíceis de imitar. No caso de hoje falaremos de uma destas...

As Legiões Negras foi um movimento de bandas de Black Metal e Dark Ambient que surgiram na França. Teve seu suposto início em 1991 e durou até 1998. A maioria dos membros dessa escola musical se isolaram da sociedade e viviam em florestas ou terrenos mais baldios. 


Mas isso não era o peculiar, mas sim o fato de apenas gravarem demos, EPs e álbuns LIMITADÍSSIMOS (estoques de 10, 20 cópias) e todos os seus produtos eram distribuídos para fontes confiáveis (isso mesmo, se você ganhava uma fita desses caras, podia ser considerado o cara mais trve e  fudidão do rolê), e era completamente proibida a venda dessas fitas em lojas e pirataria. Mas creio que vocês já sabem que não ficou por isso, membros do próprio ciclo acabaram fazendo bootlegs e divulgando para mais pessoas, porém esses foram expulsos do LLN.

Por volta de 1996 e 1998 as bandas começaram a ter seu material repercurtindo por toda a Europa e viraram um fenomeno cult, até hoje só tiveram entrevistas saindo numa única zine (era chamada Black Plague) que além de falar dos caras, mostrava um pouco da cena BM Norueguesa. 


Musicalmente, o que eles tem?  Bem, é um black metal da velha escola, absurdamente lo-fi e brutal, bastante uso de bate estacas e riffs inspirados em Bathory, outro fato curioso é que alguns dos projetos usavam de uma língua própria formada pelos próprios membros, esse idioma era o Gloatre, baseado numa mistura de francês com alemão. Porém essa linguagem era usada mais pra escritas de músicas e nomes de projetos quase impronunciaveis, provavelmente um plano para serem evasivos e evitarem mais e mais a divulgação boca a boca.


Então vamos apresentar algumas bandas importantes do meio e seu rápido histórico:

MÜTIILATION
 

Talvez a mais "famosa" do movimento, formada e mentalizada por Meyhna'ch, foi o primeiro grupo do ciclo a lançar material, o EP Hail Sathanas We Are The Black Legions. Mesmo após o fim do LLN, o Mütiilation durou até 2009, fazendo constantes lançamentos além de ser a única banda das legiões que fez alguma performance ao vivo (dois shows que ocorreram em 2001). Em 1996 foi banido por ter sido "junkie" demais, mas seu legado para o gênero foi importante até hoje e é um dos poucos do grupo que pode ser visto publicamente pelos rolês de lá.



TORGEIST


Essa é uma das poucas bandas com formação do grupo, formada por Vordb (baixo), A Dark Soul (baterista anônimo, podia ser qualquer um dos membros), Lord Aäkon Këëtrëh (Guitarras) e Lord Beleth'Rim (Guitarras e vocais). Foram um dos responsáveis pela disseminação do movimento e fizeram as infames vendas de bootlegs e fitas dos próprios. Duraram de 1992 até 1996, depois Beleth'Rim foi expulso das legiões. Hoje ele toca na banda Vermeth. Beleth'rim até hoje é considerado um traidor que usa seu status como ex-membro do LLN para promover a si e seus outros projetos...


Baixe aqui a demo Devoted To Satan

BELKETRE


Formada por Vordb e Aäkon Këëtrëh, a dupla é uma das outras bandas principais do gênero, além de serem dois dos membros mais prolíficos do ciclo, já que participaram em quase todas as bandas do LLN de alguma forma. Esse projeto apenas lançou várias demos entre 1993 e 1996, seu único "lançamento grande" foi um split com Vlad Tepes conhecido como March To The Black Holocaust, aliás esses 2 grupos foram as engrenagens e mentes principais pelas regras e pensamentos das Legiões Negras. Há boatos de que uma zine haveria botado o endereço dos membros por engano na hora de terem publicado uma resenha de seu material numa edição, e Belketre ameaçou de morte o escritor dessa zine. Antes a banda teve duas encarnações que foram a Chapels Of Ghouls e a Zelda:

ZELDA (ANTIGA ENCARNAÇÃO DE BELKETRE)



VLAD TEPES 


A última banda a cair dos Les Legions Noires, essa dupla contava com Wlad e Vorlok (além do batera contratado Nifleim), ambos tinham uma banda menor com Vordb chamada Black Murder (que durou 2 demos). No mesmo caso do Belketre, lançaram uma infinidade de demos e apenas 2 splits. O último lançamento deles (e das legiões negras) foi a demo/tributo The Black Legions  que contou com covers do Mutiilation, Belketre e o Brenoritvrezorkre (projeto solo de Vordb). No meio tempo lançaram os projetos Vermyapre Kommando e Seviss (de acordo com o autor desse post, 2 das minhas bandas prediletas do LLN).






SEVISS

 

OS PROJETOS DARK AMBIENT:


Ironicamente quase todos eram maestardos por Vordb: Möevöt (que já existia antes do LLN), Brenoritvrezorkre (com um certo uso de noise e ambient), Susvourtre (feita junto com o Vorlok, durou apenas uma demo, porém contava com bateria e baixo e a temática de pedofilia) e Dzlvarv (com Aäkon), quase todos os projetos de Vordb foram feitos pela estranhíssima linguagem do Gloatre:


Infelizmente sobrou MUITAS bandas que ficaram de fora (inclusive a "fake legions", feita por canastrões que queriam se passar por bandas do movimento, ou apenas fãs absurdamente bitolados que levaram isso além de um mero tributo), porém os interessados nas Les Legions Noires, seus boatos e grupos podem consultar esse blog aqui para maiores informações, porém todos os links de download estão quebrados, mais fácil tu criar ou reativar teu bom e velho Soulseek e começar a caça ao tesouro.

Leave a Reply